CarnaubaisFM

CarnaubaisFM
A primeira Web Radio de Carnaubais

G&M Serigrafia

G&M Serigrafia

sábado, 15 de outubro de 2016

Mensagem do Secretário de Educação Hélio Maria da Silva Moura para o Dia do Professor



Dia 15 de outubro, dia em que todos  se voltam para homenagear os professores e professoras, precisamos parar e pensar na importância que nós temos. Precisamos entender que as responsabilidades como educadores são complexas e cumpridas em circunstâncias muitas vezes adversas, sob permanente exposição a centenas de olhares fixos, especialmente daqueles que pretendemos formar.

E pensar assim, é sermos conscientes que somos formadores de opinião para que nossos alunos e alunas também possam ser, e no futuro bem próximo, possam agir, como cidadãos atuantes em busca de contribuir com uma sociedade mais justa. Não podemos continuar indiferentes a tantos obstáculos postos a nossa frente, pois o ofício de educar pressupõem antes de tudo, luta incansável, querer fazer, e qualidade, gerada na satisfação e na conquista de aprendizagens protagonizadas por docentes e discentes.

Sabemos que na memória de qualquer aluno, há um espaço reservado para um professor que tenha, por algum motivo, marcado o período estudantil. Nas diferentes fases da vida, existe sempre um professor — que ensinou a entender as letras, explicou muito mais do que o conteúdo da disciplina, mostrou o quão interessante pode ser um assunto, deu aulas diversas, ou mesmo um que decepcionou. Somos humanos!!

Professores e professoras que trabalham para que seus alunos conquistem conhecimento e alcancem autonomia. Quem escolhe o magistério como carreira faz uma opção de vida. Muitas vezes o trabalho vai além da escola e exige prolongamento em casa, preparando aulas, corrigindo provas e elaborando o conteúdo. Por nós, passam vários estudantes diferentes a cada bimestre ou ano e adotamos a responsabilidade de cuidar de cada um, partilhando esse dever com a própria família. Ser professor é, antes de tudo, gostar de gente. É se importar com a história de vida das crianças e jovens, é olhar verdadeiramente nos olhos de cada uma delas.

 “Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes. Essa citação de Paulo Freire merece uma  atenta reflexão.

Parabéns a todos nós, professores e professoras, que tenhamos sucesso na nossa importante missão de educador(a).

Hélio Maria da Silva Moura– Secretário de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concurso Prefeitura de Carnaubais: salário de até R$ 3.1 mil!

  Aproveite a oportunidade de concurso que a Prefeitura Carnaubais! Saiba como se inscrever. Um novo concurso público foi anunciado pela Pre...