CarnaubaisFM

CarnaubaisFM
A primeira Web Radio de Carnaubais

G&M Serigrafia

G&M Serigrafia

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

TCE/RN: Assú está entre cidades que tiram nota zero em Planejamento Estratégico, diz IEGM

Foto: Reprodução
Oitenta municípios do RN foram considerados pelos indicadores do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) como “em fase de adequação”. 
 
De acordo com os dados do IEGM, divulgados pelo Tribunal de Contas do Estado do RN (TCE/RN), 15 municípios conseguiram chegar ao nível “efetivo”, enquanto 80 foram considerados “em fase de adequação” e 64 com “baixo nível de adequação”. 
 
Nenhum município foi considerado com gestão “muito efetiva” ou “altamente efetiva”, destaca a informação veiculada pelo site do Tribunal.
 
O Estado obteve o índice de 0,51, o que significa que mais de 50% dos municípios estão em fase de adequação, com oportunidades de melhoria da gestão, mesmo nesta crise, isso sem muito investimento financeiro”, relatou o diretor de Administração Municipal do TCE/RN, Cleyton Marcelo Barbosa.
 
Com a divulgação do IEGM, o TCE passa a disponibilizar para a sociedade uma série de dados que possibilita diversas análises sobre a gestão e os resultados alcançados pelas políticas públicas, inclusive com a perspectiva de construção de uma série histórica. 
 
Os dados da pesquisa podem ser vistos no endereço eletrônico www.iegm.tce.rn.gov.br e no site do Instituto Rui Barbosa.
 
O índice tem como objetivo avaliar as ações dos governos em relação às exigências da sociedade, apurando a qualidade dos gastos públicos e os resultados efetivos dos serviços prestados ao cidadão.
Questões como Educação, Saúde, Gestão fiscal, Meio Ambiente, Governança em tecnologia da Informação, Cidades Protegidas e Planejamento integram o leque de questionários respondidos, de forma obrigatória, pelos gestores. 
 
Os dados foram cruzados com outras informações, entre os quais do SIAI, culminando numa pontuação que revela, entre outras situações, como se posiciona o município frente a aspectos significativos da administração.
 
Neste aspecto, um tema chamou a atenção dos pesquisadores: a ausência de Planejamento Estratégico nos municípios. 
 
Neste item, todos tiraram zero. Não há indicadores consistentes para subsidiar as ações e o confronto entre estas e os recursos financeiros utilizados”, destacou Cleyton Barbosa, lembrando que esta ferramenta, a do planejamento, deverá ser priorizada pelos gestores que vão assumir as prefeituras no próximo ano.
 
Ressalte-se que os gestores tiveram que responder mais de 200 questões, nos itens alavancados.
 
Fonte: PautaAberta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concurso Prefeitura de Carnaubais: salário de até R$ 3.1 mil!

  Aproveite a oportunidade de concurso que a Prefeitura Carnaubais! Saiba como se inscrever. Um novo concurso público foi anunciado pela Pre...